MARCA KRAV MAGÁ

Meu intuito nesta postagem não é falar mal de ninguém, denigrir ou muito menos procurar brigas, apenas esclarecer algumas coisas acerca do polêmico "registro da marca" Krav Magá, que causou tantos problemas e até hoje é muito mal interpretado e explicado por alguns.

Todos sabem que o pioneiro do Krav Magá no Brasil foi o Kobi, na década de 90 e foi largamente divulgado através dos meios de comunicação, tendo fundado a Associação Brasileira Krav Magá, inclusive essa associação é registrada mas o nome (fantasia) usado era Federação Sul Americana de Krav Magá, não sei atualmente como se encontra a situação da FSAKM (se ele fundou de fato e de direito, registrando-a), bem como a empresa Top Defense. 

Querendo monopolizar e resguardar o seu grande negócio que iria lhe render muito dinheiro decidiu registrar o nome Krav-Magá como marca registrada no INPI (Instituto Nacional de Marcas e Patentes). Dai então "ninguém" mais poderia usar o nome, a não ser que fosse ligado diretamente ao Kobi e a FSAKM ou Top Defese. O Krav Magá no Brasil estava definitivamente dominado e concentrado em apenas uma pessoa e suas organizações. 

Passou-se um tempo de domínio total, até que um dia chegou ao Brasil, o Yaron Lichtensten, irmão de sangue do Kobi e líder da Bukan Escola de Krav Magá, reza a lenda que não houve uma união entre ambos por questões financeira e de poder, pelo menos foi o que fora dito a todos, essa história foi contada por integrantes da FSAKM quanto da Bukan. Então o Yaron seguiu o seu caminho com sua Bukan Escola de Krav Magá, formando instrutores, ganhando alunos e tornando-se um concorrente que começava a incomodar, pois batia de frente com o Kobi por vários motivos. Formou-se dois grupos distintos de instrutores e alunos que cegamente travavam lutas verbais, principalmente pelas redes sociais, cada grupo defendendo seus líderes e suas histórias contadas por eles, sempre puxando a sardinha para os seus respectivos lados.

Foram tempos de perseguições principlamente para quem não tinha afinidades e não queria ostentar a bandeira da FSAKM,  usando-se táticas de terrorismo com aqueles instrutores que davam aulas, onde eram ameaçados e ainda por cima colocava os donos de academias na história afirmando que iria colocar o estabelecimento deles na lide - justiça -  (eu fui um dos que sofreu esse tipo de ameaças, porém não surtiu efeito), sem contar que aqueles que saiam de uma ou outra bandeira, FSAKM ou Bukan eram execrados e ainda não poderiam usar o nome Krav Magá.

Travou-se um processo na Justiça do Rio de Janeiro entre o Kobi - FSAKM - e o Yaron - Bukan - pelo o uso do nome Krav Magá, onde o último decidiu usar o nome Original Krav Magá para poder usar o nome Krav Magá, uma verdadeira batalha judicial, e que graças a Deus e a justiça brasileira, não ganhou nenhum nem o outro e sim todos os que ensinam ou praticam o Krav Magá, pois se a pessoas pagou, treinou e conseguiu uma certificação para ministrar aulas como instrutor ela tem o direito de exercer tal atividade, pois caso contrario sua expectativa seria frustrada e ela teria que recorrer na justiça o direito de reaver seu dinheiro que empregou objetivando um lucro no futuro.

Gostaria que os caros leitores fizessem uma reflexão nas seguintes indagações:

Será que um instrutor só presta se pertencer aos quadros da FSAKM ou da Bukan ?

Porque a FSAKM e a Bukan, forma instrutores e quando os mesmo saem de suas bandeiras essas organizações falam que eles não prestam ?

CONTINUANDO:

O nome Krav Magá realmente foi dado entrada no INPI pela Top Defense, empresa do Kobi, como vemos um modelo abaixo desse documento.


Notem que o registro da classe e produtos / serviços  refere-se a 40.75 (classe 40 intem 75). Então vamos saber o que esse números representam, abaixo segue fotos do site do INPI bem como o seu endereço eletrônico:

fonte: http://pesquisa.inpi.gov.br/marcas/classificacao_nacional/classe_40.htm

Classe 40 - Esta classe compreende serviços não previstos nas classes 36, 37, 38, 39 e 41.

40.75 - Serviços de estética  pessoal. Nota explicativa: Incluem-se neste item os serviços de massagens, duchas, saunas, banhos, ginásticas e congêneres, que não tenham por finalidade reabilitação ou recuperação física (item 39.40)

 fonte: http://pesquisa.inpi.gov.br/marcas/classificacao_nacional/classe_39.htm

Classe 39 - Serviços médicos, odontológicos, veterinários e de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, biologia e auxiliares.

39.40 - Serviços de psicologia, de assistência social, fonaudiologia, fisioterapia e similares. Nota explicativa: Incluem-se neste item os serviços de fisioterapia cuja finalidade seja exclusivamente voltada à reabilitação ou recuperação física em geral, com orientação técnica, excluindo-se os serviços de estética pessoal, que se incluem no item 40.75.



Gostaria de reafirmar novamente o que disse no começo desta postagem: Meu intuito nesta postagem não é falar mal de ninguém, denigrir ou muito menos procurar brigas, apenas esclarecer algumas coisas acerca do "registro da marca" Krav Magá, que causou tantos problemas e polêmicas. 


E ainda gostaria de ACRESCENTAR: Não sou inimigo de ninguém, apenas sigo o caminho que melhor me convém e que acredito, afinal vivo num país democráitco onde posso expressar os meus pensamentos e idéais desde que respeitando a todos.


Como mencionei alguns anteriormente: O Yaron foi acionado na justiça pelo Kobi para não usar o nome Krav Magá nem muito menos poder dar aulas e formar instrutores, então o Yaron decidiu solicitar o registro do nome Original Krav Magá e assim dar continuidade ao seu caminho, mas mesmo assim o processo da "marca" Krav Magá estava correndo na justiça do Rio de Janeiro, era uma briga de interesses entre dois irmãos, que diga-se de passagem são inimigos (pelo menos até a data desta postagem). Muitos instrutores formados pelo Yaron foram perseguidos, alguns humilhados, perderam alunos, espaços onde davam aulas etc, os praticantes e instrutores da FSAKM o tempo todo, através dos meios de comunicação se vangloriavam como os únicos representantes do Krav Magá no Brasil e amparados pelo Kobi e suas organizações, onde tem um markenting muito agressivo, as pessoas alheias a toda essa situação, diante do desconhecimento dos fatos acabavam acreditando e ainda acreditam, mas aos poucos está história está mudando, graças a Deus.


O mais legal dessa guerra entre o Kobi e o Yaron, foi que beneficiou de maneira direta e indireta a todos, e aos poucos foram aparecendo representantes de outras bandeiras de Krav Magá no Brasil, uns exercendo o direito de escolha, após tomarem coragem de sair da FSAKM ou Bukan e procurando outros caminhos, bem como algumas bandeiras (organizações ou federações) de Krav Magá adentrando no Brasil, ficando impossivel monopolizar o nome Krav Magá no nosso querido e democrático Brasil. Até onde sei em nenhum lugar do mundo o nome Krav Magá está monopolizado, nem mesmo em Israel, se tentaram não conseguiram, o que eu sei é que tem muitos e muitos professores que contam estórias mirabolantes e fantasiosas querendo ser o dono ou sucessor do Krav Magá, principalmente alguns israelenses, que querem enriquecer a todo custo.


Um dia acessando uma outra rede de relacionamento, o Orkut, vi e li a seguinte postagem:




TIRA DO JORNAL O GLOBO

Lendo essa pequena informação divulgada no Jornal O Globo me despertou uma curiosidade imensa e fui pesquisar no TJRJ e abaixo posto o resultado: 

Copiar e colar o link abaixo do TJRJ - Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - para ter acesso a toda movimentação do processo:

http://srv85.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaMov.do?v=2&numProcesso=0370970-32.2009.8.19.0001&acessoIP=internet. 

OBSERVAÇÃO:  Integra da sentença - despacho / senteça / decisão 



Ao acessar o link acima, clique em Ver íntegra do(a) Sentença para ler todo o teor da mesma.


Tipo do Movimento:Sentença - Julgado improcedente o pedido
Data Sentença:12/12/2011
Descrição:...Ante ao acima exposto, e o mais que dos autos consta, JULGO EXTINTO O PROCESSO SEM APRECIAÇÃO DO MÉRITO, na forma do artigo 267, VI, segunda figura, com relação ao terceiro autor, JACOB LICHTEINSTEIN e JULGO IMPROCEDE...
>>>>>>> Ver íntegra do(a) Sentença <<<<<<<


Como "a justiça tarda mas não falha", bastou um lapso temporal para ser julgado a lide e ter um parecer definitivo acerca da "marca" Krav Magá como podem ler acima e querendo acessar, bastando copiar e colar o link disponibilizado, que torno a repetir:

http://srv85.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaMov.do?v=2&numProcesso=0370970-32.2009.8.19.0001&acessoIP=internet.

Ficaria muito dificil registrar uma marca de domínio público como o Krav Magá, seria a mesma coisa de registrar o nome Karatê ou então Judô, até mesmo Capoeira, imaginem ? Muito engraçado um amerciano ou israelense vir até o Brasil aprender Capoeira e quando chegasse no seu país de origem registrasse o nome como marca e somente ele poderia ensinar, divulgar, controlar etc.

A verdade é que após a morte do Imi, muitos dos que treinaram com ele não se uniram por questões politicas, pessoais, financeiras etc e decidiram cada qual seguir o seu caminho, criando ryu's (que em japonês significa escolas) e começaram a divulgar sua metodologia de treinamento, uns evoluiram, processo natural em qualquer área e não seria diferente nas artes marciais, principalmente na área de sistema de defesa, mas outros não quiseram evoluir.


Nunca deveremos esquecer o mérito do Mestre Kobi, pelo fato de ser um dos introdutores do Krav Magá no Brasil, por ser um cara empreendedorista, que trabalha muito e tem uma mega estrutura, mas fico muito chateado da maneira que age ou agia em relação às outras artes marciais e pelo fato de querer monopolizar o Krav Magá, além dos métodos usados antigamente em desfazer dos outros instrutores formados por outras organizações de Krav Magá, para quem não sabe eu até tentei logo no ínicio treinar na FSAKM, mas devido ao tratamento e postura dos seus representantes aqui na Bahia acabei me afastando e procurando outros caminhos.

O Yaron, ou Grão Mestre Yaron, foi um divisor de águas, que trouxe muita informação e partiu para "briga" com o seu irmão, beneficiando não somente seus propositos mas a todos que queriam entrar no Krav Magá, inclusive muitos alunos e instrutores seus vinheram da FSAKM.

Para os leitores que querem ver atualmente como andam os processos no INPI, basta proceder da seguinte maneira:

1º passo: Acesse o site: http://www.inpi.gov.br/

2º passo: Depois procure no site o campo MARCAS (fica do lado esquerdo do monitor), passe o cursor do mouse em cima e clique em BUSCA

3º passo: Vai aparecer a seguinte mensagem abaixo, clique na palavras "aqui", ela estará na cor azul:

4º passo: Coloque o código / caracteres que irá aparecer do lado esquerdo do monitor no quadrado em branco e clique em acessar.

5º passo: Vai aparecer número do processo, então clique novamente em "marca"

6º passo: Coloque o nome Krav Magá no quadrado em branco e do lado direito do monitor clique no campo PESQUISA RADICAL e depois clique em PESQUISAR.

7º passo: Aparecerá todos os pedidos de registro de marca com o nome Krav Magá.

Caros leitores podem ter certeza que a briga ainda não acabou e deve ser monitorada por todos nós para saber como andam os tramites judiciais, espero que a justiça brasileira continue agindo de maneira reta.

Tenho recebido muitos email's agradecendo às informações postadas, como também alguns email's recheados de desaforos, mas fazer o que ? sabia que não iria agradar a todos.








8 comentários:

  1. PARABÉNS PELA PESQUISA, TEVE MUITA RIQUEZA DE DETALHES FUNDAMENTADOS EM PROVAS INEGÁVEIS COMO DOCUMENTAÇÕES DE PROCESSOS JUDICIAIS.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pelo texto, e pelo cuidado e a educação com que você nos esclarece os fatos. Isso, na minha opinião, é uma atenção especial e consideração com todos os que praticam Krav Magá, para tomarem conhecimento do que nos acerca!

    ResponderExcluir
  3. Olá, fui aluno do Mestre Kobi porem depois de mudar para outra cidade, resolvi abrir um academia para ensinar a arte do Krav Maga. Fui muito perseguido, e ate hoje sou, mesmo depois de ter abandonado o Krav Maga. Sou um grande amande dessa defesa pessoal, sou faixa preta e espero um dia poder voltar a dar aulas, e passar para os outros o que eu aprendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente você não é o primeiro a ter problemas de perseguição por parte deles, mas saiba que você tem direitos, se abaixar a cabeça eles irão se fortalecer contra você, apenas está decidido a trilhar um caminho. Caso seja ameaçado ou constrangido vá a uma delegacia de polícia e registre um BO. Parar ou continuar é uma decisão. Boa sorte e bons treinos !!!

      Excluir
  4. Parabéns pela pesquisa. Vai ser muito util aqui em Goias onde a disputa entre as federaçoes estão acirradas, em especial pela perseguiçao da Federação Sul Americana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela pesquisa. Vai ser muito util aqui em Goias onde a disputa entre as federaçoes estão acirradas, em especial pela perseguiçao da Federação Sul Americana

    ResponderExcluir