segunda-feira, 24 de outubro de 2011

KRAV MAGA - SISTEMA DE DEFESA PESSOAL ISRAELENSE

O Krav Maga não é arte marcial, é um sistema de defesa pessoal, mas por questões particulares, alguns, afirmam que é arte marcial e muitas vezes é tratado como tal.


O Krav Maga como todos já conhecem foi desenvolvido em Israel por Imi Lichtenfeld, que desenvolveu o sistema a partir de sistemas de combate que ele treinou no exército Israelense, bem como agregando técnicas de outros estilos de arte marcial, a exemplo do boxe e da greco romana, durante a sua notável carreira militar como instrutor-chefe de aptidão física e combate corpo-a-corpo com a IDF (Israel Defenses Forces). Krav Maga é um sistema moderno, prático e comprovado de auto-defesa.


É caracterizada pela abordagem lógica e coerente para a auto-defesa e luta contra os confrontos que possibilita atingir um nível relativamente elevado de proficiência com em um curto período de instrução. Krav Maga foi meticulosamente desenvolvido pelos militares para ser diversificada e, portanto, é aplicável aos militares, policiais e civis. 


O Krav Maga está em evolução constante e isso divide opniões, mas isso é explicado de maneira simples: nada fica parado, especialmente quando se trata de combater.

O Exército israelense está constantemente atualizando Krav Maga através de uma nova abordagem científica à formação. É tudo sobre como melhorar as chances de sobrevivência no campo para os militares, prepostos da polícia ou mesmo os civis.


No intuito de provar que realmente o Krav Maga não é arte marcial e sim sistema de defesa pessoal decidi fazer uma pesquisa para definir os termos ARTES MARCIAIS, ESPORTES DE COMBATE e DEFESA PESSOAL: 

A R T E S    M A R C I A I S



Artes Marciais - são sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Hoje, as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial  e de defesa pessoal, também são praticadas como esporte. 

Arte Marcial: As Artes Marciais são sistemas codificados de estilos de luta ou treinamento, em combates armados ou não, sem o uso de armas modernas, como as de fogo; envolve filosofia, concentração e disciplina; está relacionada à cultura de um povo. Contrariando a crença popular, as artes marciais não são um fenômeno estritamente asiático e ocorrem em quase todas as culturas, em todas as classes sociais e ao longo de todos os períodos históricos. O termo em inglês “martial arts” foi traduzido do japonês “bu gei” or “bujutsu”, ou do chinês “wu shu”, que significam “a arte da guerra”.


As Artes Marciais não deixam de trabalhar também com conceitos de Defesa Pessoal, mas pelo fato de a grande maioria ser bastante antiga, a defesa pessoal chega a ser um pouco obsoleta. Uma Arte Marcial pode inclusive não ser utilizada esportivamente por focar em técnicas mortais com uso de lâminas, golpes nos olhos, testículos, quebramentos. 

Caracterizadas pelo zelo com o condicionamento físico, e pelo treinamento “virtual” (combate simulado sozinho) denominado formas, katás, etc. Ex: Kung Fu, Karatê,  Judô, Taekwondo.

E S P O R T E S   D E   C O M B A T E


Esportes de Combate: Podem ou não ser artes marciais com objetivo de pontuação para lutas esportivas com regras para preservar a vida e a integridade dos praticantes. 

A maior parte dos Esportes de Combate é originada do ocidente (Grécia, Roma, etc), e não se utilizam de nenhuma “arma branca” (exceção ao esporte olímpico da esgrima!). Existe também o treinamento “virtual”, denominado “Sombra”. 


Não trabalha necessariamente os conceitos de “defesa pessoal” (desarmamento, trabalho com faca, etc.), todavia têm demonstrado ser uma modalidade mais eficiente quando da sua requisição enquanto tal devido ao dinamismo e simplicidade de seus conceitos e golpes. Ex: Muay Thai, Luta Greco-Romana (Luta Livre), Boxe, entre outras. Com exceção do Muay Thai (que é um intermediário entre Arte Marcial e Esporte de Combate), não existem hierarquias de aprendizagem (faixas).













D E F E S A    P E S S O A L 

Um sistema (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema





Defesa Pessoal: Autodefesa não é o mesmo que lutar. Em uma luta você e seu adversário sabem que lutarão, e sabe que existem regras que devem ser obedecidas. Na luta você está ali por vitória, na autodefesa é sua segurança pessoal que está em jogo! Na autodefesa você tem que aprender a capacidade de explosão surpresa, de reação automática.


Os sistemas de Defesa Pessoal são, em geral, uma “extensão” das Artes Marciais, mas não trabalham tanto filosofia e disciplina. As técnicas de defesa pessoal incluem trabalho com facas, desarmamentos, lutas contra vários oponentes, lutas com bastões e tonfas, etc... Ao contrário das duas categorias anteriores, não existem campeonatos ou eventos equivalentes de disputa entre oponentes.




LEMBREM-SE no Krav Maga a disputa não é esportiva, é pela vida, pela sobrevivência.

A definição legal e moral de autodefesa expressamente limita o grau de força para o mínimo que podem ser utilizados para evitar, interromper, ou escapar de uma agressão e caracteriza pela exclusão de ilicitude ou de antijuridicidade, ou seja, quem age em legítima defesa não comete crime. A legítima defesa é prevista no art. 23 do Código Penal Brasileiro; é a defesa necessária utilizada contra uma agressão injusta, atual ou iminente, contra direito próprio ou de terceiro que inclui sempre o uso moderado, proporcional e necessário.

O fato de eventualmente estar treinando uma Arte Marcial não lhe condiciona a reagir a uma situação de violência ou agressão súbita, inesperada, seja uma briga de rua, uma tentativa de estrupo, um assalto, etc. Esse condicionamento só pode ser adquirido adequadamente com TÉCNICAS DE AUTODEFESA.

Combate esportivo todo mundo sai vivo; combate real, muitas vezes, nem mesmo o vencedor sai vivo. Saber proteger a própria integridade física quando ameaçada é um dever de cada um de nós, porém aprender a avaliar as situações que colocam a própria vida em risco é um fator importantíssimo para tomar a decisão mais apropriada.



VOCÊ tem que estar apto a se defender 
e agir em qualquer situação

Autodefesa não é uma Arte Marcial, não é um evento Desportivo.

A Autodefesa tem alguns fundamentos que a distingue das outras duas categorias acima mencionadas:
  • Não é esportiva, e não existem campeonatos.
  • Os golpes são simples, diretos (em geral com as mãos, e os chutes apenas até a altura das coxas).
  • As torções, estrangulamentos, etc. são simples, fáceis de aprender.
  • Os alvos costumam ser os pontos vitais do agressor, ouos pontos frágeis do corpo humano, objetivando causar; estrangulamento, nocaute, fratura, hemorragia (interna e externa), dor aguda, incapacitação temporária.
  • É admissível o uso de qualquer instrumento ou objeto como arma, alavanca, etc.




Espero que eu tenha ajudado a algumas pessoas com questionamentos a respeito do Krav Maga, se seria arte marcial ou sistema de defesa pessoal, como escrevi acima existem pessoas (organizações) que defendem seus ideais e escolhas a respeito do Krav Maga.


Bem, a minha opnião a respeito o Krav Maga é:


Eu acredito que o Krav Maga é um excelente sistema de defesa pessoal criado e desenvolvido pelo povo Israelense; que ele evolui a todo instante; cresce de acordo a necessidade; não descrimina e nem despreza qualquer estilo marcial ou sistema de defesa; supera seus limites e dá uma nova linguagem a palavra defesa pessoal, direcionando-a para o sistema de defesa pessoal israelense, o KRAV MAGA.

KIDÁ !!!

Professor Franck Mascarenhas
Faixa Preta de Krav Maga

Nenhum comentário:

Postar um comentário